Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 

  Terça-Feira, 18 de Agosto de 2009


TALKS 4: o leitor de ecrã para telemóvel Symbian OS

publicado por vmal

TALKS 4: o leitor de ecrã para telemóvel Symbian OS

Há cerca de dois meses que ando com o TALKS 4 no meu telemóvel Nokia E66 e está na hora de divulgar algumas considerações.


Para começar, o telemóvel é de facto muito bom e traz, logo de origem, uma ferramenta que identifica quem está a ligar, e a mesma voz lê também as mensagens e emails de forma bastante perceptível.

Out-of-the-box, o Nokia E66 traz ainda um menu de ajuda com voz, com todas as ferramentas mais comuns.


Nota-se assim, uma crescente preocupação com acessibilidade nos fabricantes de telemóveis. 


Obviamente que o Nuance TALKS é muito mais completo com o leitor de ecrã e ampliador, mais fácil de usar e com vozes bem mais reais e fluentes.

No meu caso, estou a usar a voz Madalena, directamente migrada do PC, de programas como o Lunar ou Zoomtext.


Numa comparação directa com o Mobile Speak, outro leitor para telemóveis, o TALKS sai em vantagem por ser mais leve para o equipamento e mais rápido. De resto, as funcionalidades são sensivelmente as mesmas, mudando apenas algumas teclas de atalho. Também o preço é semelhante, a rondar os €180.


Há contudo algumas lacunas neste leitor de ecrã. A maior, e que mais falta faz, é a de, ao escrevermos uma mensagem, não ler os símbolos a usar quando seleccionamos «mais símbolos». Confesso que aqui a solução que usei foi: ver os símbolos com o meu ampliador de secretária e memorizar a sua localização. Mas mesmo assim, de vez em quando saem «calinadas».


Como qualquer software, a cada actualização são corrigidos erros e inseridas novas funcionalidades, e o TALKS não é excepção.

É sem dúvida o meu software de eleição, para telemóveis Symbian.

 
Votar
  |   Comentários (2)   |    Enviar por e-mail Enviar por e-mail

 
Comentários  0 Comentários
Adicionar Comentário

Não se encontram associados comentários a esta página